O Grande Oriente do Paraná - GOP, fundado independente em 04 de setembro de 1902, incorporado ao Grande Oriente do Brasil em 1920, reinstalado em 09 de fevereiro de 1952 e tornado independente em 04 de junho de 1973, é uma instituição Maçônica simbólica, soberana, regular, legal e legítima, com personalidade jurídica de direito privado e responde pelo fiel cumprimento de sua Constituição.

 

É filiado à COMAB – Confederação Maçônica do Brasil, entidade nacional que traz em si uma conduta voltada aos mais elevados princípios de essencialidade e existencialidade. É filiado à CMI – Confederação Maçônica Interamericana, entidade internacional que “congrega todas as Grandes Potências Regulares reconhecidas como tais e que se identificam pelo Ideal Universalista Franc-Maçônico”.

 

O Grande Oriente do Paraná conta, atualmente, com 178 Lojas a ele jurisdicionadas e vem, desde a sua fundação, trabalhando ativamente em prol de uma sociedade mais justa e fraterna alicerçada em seus princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Ver Estrutura