Somos o Grande Oriente do Paraná - GOP, fundado independente em 04 de setembro de 1902, incorporado ao Grande Oriente do Brasil em 1920, reinstalado em 09 de fevereiro de 1952 e tornado independente em 04 de junho de 1973.

 

Contamos com 178 Lojas e com mais de 5.200 irmãos que, obedientes à doutrina e aos postulados da Maçonaria Universal e do ideal maçônico; trabalham ativamente na construção de uma sociedade mais justa e fraterna alicerçada nos princípios da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.

 

A nível nacional, somos filiados a Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, entidade nacional que promove e coordena a ação maçônica das Potências a ela confederadas. A nível internacional, somos filiados à CMI - Confederação Maçônica Interamericana, que congrega todas as Grandes Potências Maçônicas reconhecidas como Regulares e Legítimas das três Américas e “Membro Efetivo” da Conferência Mundial de Grandes Potencias da Maçonaria Regular.

 

Formar homens íntegros e aptos a contribuir na construção de uma sociedade mais justa e mais humana é nossa missão. Homens comprometidos com o bem comum e com a defesa das mudanças sociais positivas. Que, a cada dia, se fortalecem na luta para vencer suas paixões, dominar seus vícios e erradicar tudo aquilo que oprime a alma do homem. Que com tolerância e sabedoria, alicerçados no amor e na esperança; no amor a Deus, no amor à Pátria, no amor à família e no amor ao próximo; trabalham, sem trégua, para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana.

 

Como princípio cultuamos a busca da verdade, a luta pela justiça, o exercício da cidadania, o zelo pela família, a defesa da ordem, do trabalho com transparência, da ética como princípio, do cultivo da fraternidade e da prática da filantropia.

 

Sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, dentro dos princípios da Moral, da Razão e da Justiça, buscamos, incessantemente, a felicidade geral e a paz universal.

 

 

“Construíndo as Lojas, o GOP e a sociedade que qeremos ”